Marcadores

sexta-feira, 26 de julho de 2013


Projeto  5º ano

 

Tema:  Orientação sexual

Objetivos:

               - Reconhecer a importância da sexualidade em nossa vida;

              - Discutir e aprofundar os conhecimentos sobre sexualidade.

            - Envolver os professores e pais no trabalho de organização sexual dos estudantes;

            -  Desenvolver nos alunos o respeito pelo corpo;

             -Refletir sobre diferentes gêneros e relacionamentos;

             - Dar informações sobre gravidez, métodos anticoncepcionais e doenças sexualmente transmissíveis (DST´s);

            - Conscientizar sobre a importância de uma vida sexual responsável;

Objetivo geral:

            Fazer com que os alunos sejam capazes de conhecer e cuidar do seu próprio corpo, valorizar e adotar hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida.

Conteúdos:

            - Transformação corporal, hormônio sexual, sistema reprodutor, métodos contraceptivos, as diferenças sexuais e físicas.

Justificativa:

            Trabalhar o tema de orientação sexual  se faz necessário uma vez que são questões inerentes a vida, presente em nossa sociedade interfere direta ou indiretamente no futuro familiar. Deve-se o mais cedo possível adotar a cultura da orientação.

 

Etapa 1

                                             Envolvimento dos pais

            Fazer uma reunião com as famílias para apresentar o programa. Aproveitando para falar brevemente sobre as principais manifestações da sexualidade. Após enviar aos responsáveis um bilhete informativo sobre o tema.

Etapa 2

            Assistir o filme Shrek e lançar o questionamento: Por que a princesa Fiona se esconde quando vira ogra? Tem vergonha se sua aparência? Qual personagem de conto de fada você quer ser? E ver o argumento de cada um. Explicando e respeitando os padrões de beleza.

Etapa 3

            Palestra explicativa sobre sexualidade com especialista da área, porque hoje em dia se faz necessário que esse tema seja discutido nas escolas de forma clara e seguro, sem preconceitos, com naturalidade, pois ele faz parte de nossa vida, de nossas descobertas e conquistas. Após a palestra realizar atividade com questionamentos que os alunos ainda tenham dúvidas.

Material:

            Em uma caixa de sapato tampada, para que ali depositem as perguntas, utilizar folha sulfite e caneta ou lápis.

 

Estratégias

1) Dizer aos alunos que ocorrerá uma ampla discussão sobre sexualidade e que esta poderá ser aprofundada (de acordo com os temas pelos quais a sala apresentar maior interesse). Para isso, eles utilizarão folhas de sulfite, nas quais escreverão suas possíveis dúvidas e/ou sugestões. Cada aluno deve colocar quantos papéis desejar na urna.

 

2) O professor deverá combinar com os alunos um tempo específico para a redação das questões a serem colocadas na urna.

 

3) Após o prazo estabelecido, o professor ressaltará a importância da discussão, enfatizando a não utilização de nomes pejorativos, bem como a não exposição de colegas da sala.

 

4) A atividade se iniciará com o professor retirando um papel da caixa e lendo o questionamento ou sugestão. Em seguida, o professor devolve o questionamento para a sala, procedendo assim até o final, a fim de que a resposta seja uma produção coletiva, de todo o grupo, o que permitirá o surgimento das discussões.

 

 

Dica:

1) O professor pode propor uma pesquisa para casa, conforme surgirem interesses específicos da classe, como, por exemplo, o tema das doenças sexualmente transmissíveis.

 

Conclusão

            A sexualidade é um fator importante para o desenvolvimento da personalidade de qualquer individuo, algo que não pode ser negado ou sublinhado. Por isso, procura-se mostrar que essas expressões não devem ser recriminadas e sim tratadas como algo saudável e natural.

 

Alunas: Claudia Almeida, Juliane Fagundes, Marinete Ecco.

3 comentários:

  1. Gostei, pois é um tema que para os alunos que estão entrando nessa fase é bem proveitoso, pois tira muitas dúvidas relacionadas a sua vivência.

    ResponderExcluir
  2. O assunto sexualidade tem fundamental importância para ser trabalhado com 5º ano.desenvolvendo conhecimento de seu proprio corpo.,
    Pois muitas famílias não conversam sobre esse assunto em casa.

    ResponderExcluir
  3. O assunto e´ importante para o trabalho do cotidiano com as atividades pedagogicas ,neste periodo bem proveitoso com diversos temas diferenciado.

    ResponderExcluir