Marcadores

sexta-feira, 26 de julho de 2013

PLANEJAMENTO ESCOLAR DIA DOS PAIS - PROF DORIS

               CELER FACULDADES
                                         PÓS GRADUAÇÃO

     PROJETO SOBRE  EDUCAÇÃO INFANTIL        


TURMA: EDUCAÇÃO INFANTIL V

ACADÊMICAS:      
FERNANDA SANSSANOVIEZ
FLÁVIA CAVASIN
LEIRES PARIZOTTO
LEODETE BESS
MARCIA KUQUER
NAIR FURINI PUTON
ROSANGELA STRAUBER

PROJETO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA

1.      PRÁTICA SOCIAL INICIAL DO CONTEÚDO

·         DIA DOS PAIS

1.2  Objetivos:
a)      Geral:
Desenvolver os conteúdos numa relação interdisciplinar, construindo com os educandos a importância dos valores  e a afetividade com a família.

b)     Específico:
·         Reconhecer nome do pai ou responsável;
·         Identificar a estrutura familiar;
·         Construir da árvore genealógica com os alunos;
·         Reconhecer as diversas profissões dos pais;
·         Compreender as diferentes brincadeiras atuais e antigos;

1.3 Tópicos de conteúdos:
A) Conteúdo:  Escrita do nome do pai.
 Objetivo específico:
·         Explorar a importância do nome do pai ou responsável e sua escrita;

B) Conteúdo: Estrutura familiar.
Objetivo específico: .           
·         Identificar os diferentes grupos familiar e trabalhar a aceitação das diversidades.

C) Conteúdo: Árvore genealógica
 Objetivo específico:
·         Reconhecer a base familiar através da construção da árvore genealógica.

D) Conteúdo: Diferenciação das profissões.
Objetivo específico:
·         Representar concretamente a diferença entre as profissões.

E) Conteúdo: Brincadeiras antigos e atuais.
Objetivo específico:
·         Resgatar a socialização entre pais e filhos através das brincadeiras;



1.4 VIVÊNCIA DO CONTEÚDO
A) O QUE O ALUNO JÁ SABE
·         Seu nome e os dos pais:
·          Existência de diferentes estrutura familiar;
·         Diversidade de profissões;
·         Quantidade de membros por família;
·         Vários tipos de brincadeiras;

B)  O QUE GOSTARIA DE SABER A MAIS
·         Porque do nome do pai?
·         Porque existem varias pessoas com o mesmo sobrenome nome?
·         Porque escolheu essa profissão?
·         Qual a importância da profissão do pai?
·         Porque existem vários tipos de animais e diferentes tamanhos ?
·         Porque o pai trabalha?

2- PROBLEMATIZAÇÃO
2.1 DISCUSSÃO SOBRE O CONTEÚDO
·         Por que escrevemos nosso nome?
·         Você conhece diferentes tipos de nomes  ?
·         Todos devem ter uma profissão?
·         Com que você morra?
·         Qual a importância do seu pai?

2.2  DI MENSÕES  DO CONTEÚDO
·         Conceitual: O QUE É? Nome, família, profissão, árvore geológica, valores, brincadeira.
·         Histórica: Como eram as brincadeiras do passado e as de hoje;
·         Econômica: Quanto ganha em cada profissão, qual é custa pra comprar um brinquedo, por que existem brinquedos de vários e valores;
·         Social: Todos tem direito a família;
·         Legal: Seu nome tem um registro; Existem leis que protegem os direitos da família;
·         Religiosa: A religião influenciou na escolha de seu nome;
·         Cultural: Quais os nomes mais comuns em sua região;
·         Afetiva: Você gosta de seu nome; Você gosta do nome do seu pai;
·         Psicológica: Você gosta  de ouvir as historia que seu pai conta;
·         Politica: Sua família recebe algum incentivo do governo;

3– INSTRUMENTALIZAÇÃO
3.1  AÇÕES DOCENTES  E DISCENTES
o  Dia 05/08/2013
Recepção das crianças;
Exposição no quadro rotina da manha;
Novidades das férias;
Contar música de conhecimento das crianças;
Roda de conversa sobre a família;
Trabalho de recorte do nome do pai com as letras.
Construção de um painel usando recortes realizados pelas crianças.
o  Dia 06/08/2013
Recepção das crianças;
Exposição no quadro rotina da manha;
Contar história do HOMEM QUE AMAVA CAIXAS.
Construir brinquedos com caixas, como uma recordação para o Dia dos Pais.
Representar a família através do Desenho.

o  Dia 07/08/2013
Recepção das crianças;
Exposição no quadro rotina da manha;
Conversa com alunos sobre as diversas profissões e quais os instrumentos de trabalho que o pai utiliza.
Canto: SEU PINTOR.
Vinda de pais para a escola, relatando sua profissão.

o  Dia 08/08/2013
Recepção das crianças;
Exposição no quadro rotina da manha;
Construção da árvore genealógica da família.
Confeccionar cartão.
Trabalhar com massa de modelar, modelando seu pai.

o  Dia 09/08/2013

Recepção das crianças;
Exposição no quadro rotina da manha;
Realizar conversa e discussão sobre brincadeiras da antiguidade e da atualidade; 
Dança da cadeira; Pula saco; Morto vivo;
Confraternização
3.1 AÇÕES DOCENTES E DICENTES
·         Escrita do nome;
·         Conversas informais;
·         Cantar a musica;
·         Contar historia;
·         Dramatização;
·         Dinamização de brincadeiras;
3.2 – RECURSOS
·         Cds;
·         Alfabeto móvel;
·         Papel a4;
·         Tesoura;
·         Cola quente;
·         Lápis, borracha.
·         Caixas de papel;
·          Livros;
·         Xerox;

4. AVALIAÇÃO

            Será realizada através de registros e observações, individual e em grupo, em diferentes momentos do processo de ensino e aprendizagem, partindo do que o aluno já sabe e dos novos conhecimentos adquiridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário